Para garantir os cuidados com a saúde animal e ajudar a desafogar a fila de castração da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses – UVZ, a Prefeitura de Contagem, em parceria com a Organização da Sociedade Civil Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais - Osc Ajuda, da cidade de Juiz de Fora, promoveu entre os dias 15 e 19/08, um mutirão de castração gratuito no Parque Tropical.
Até o final desta sexta-feira (19/8), a expectativa é que sejam realizadas 520 esterilizações de animais, entre cadelas, cães e gatos e gatas. Na ocasião não foram castrados animais braquicefálicos (focinhos curtos como pug, shih tzu, yorkshire, bulldog francês ou inglês, gato persa ou exótico).
A prefeita Marília Campos esteve no local nesta sexta-feira (19/8) na parte da manhã e informou que a prefeitura já está se organizando para fazer um chamamento público, no próximo mês, para clínicas veterinárias e agilizar as castrações no município.
“Temos uma fila enorme esperando castração na zoonoses do município e acreditamos que com o credenciamento que estamos organizando para o mês de setembro, conseguiremos diminuir o número de pessoas na fila de espera. Isso é respeitar os direitos dos animais, garantir saúde para eles e para a população”, disse.
Marília também alertou a população sobre o controle populacional de animais nas ruas, pedindo que a população também faça a parte dela, cuidando dos animais, com vacinas, banhos e não abandonando os bichinhos nas ruas.
O médico veterinário responsável pelo pós-operatório da Osc Ajuda, Ruan Barbosa, afirmou que todos os tutores dos animais castrados, se responsabilizaram pelos cuidados com o pós-operatório dos bichinhos. “Todos que passaram aqui se comprometeram a cuidar dos bichinhos do jeito que eles merecem, dando o devido cuidado e remédios necessários após a cirurgia”.
Ruan destacou a importância da castração para o controle ético populacional de cães e gatos. Ele contou que o maior número de animais castrados foi de cadelas. “É uma questão de saúde pública o controle populacional, principalmente de animais de rua. Entre eles, podemos destacar o caso das fêmeas, que procriam a cada seis meses. Imagina se em cada ninhada nascem três fêmeas? Teremos cada vez mais cadelas nas ruas procriando, por isso é essencial a esterilização delas”, explicou.
Entre os animais castrados, estava o cãozinho Bartô, levado pela sua tutora Isabela Alves Rodrigues. Ela falou sobre a importância de promover eventos assim, para impedir o aumento populacional de cães e gatos, principalmente nas ruas e ao alto valor pago pela castração em clínicas particulares.
“A população tem que se conscientizar do número de animais que está na rua. Muita gente acha bonitinho ter o animal de estimação, mas quando a cadela fica prenha acabam abandonando na rua. Isso é retrato que vemos até pelo valor do serviço que também é bem caro. Estou muito feliz pela Prefeitura e parceiros terem proposto essa ação que é um cuidado com nossos bichinhos.”
O estudante do décimo período de medicina veterinária da Faculdade Una Contagem, parceira da Prefeitura, Paulo Tadeu, foi um dos estagiários que auxiliaram os veterinários da Osc durante o mutirão. Ele aproveitou a oportunidade para colocar os conhecimentos adquiridos, em sala de aula, em prática. “Essa é uma oportunidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos e aprimorar aquilo que aprendemos na faculdade, pois sabemos que a prática é diferente da teoria. Estou muito feliz de participar e contribuir com meus conhecimentos”, afirmou.
O evento foi muito bem recebido pela população contagense e com menos de três horas de divulgação, o cadastro para a castração dos animais bateu a meta estipulada pela Osc Ajuda. Devido ao grande número de inscrições, os responsáveis pela Osc Ajuda se comprometeram a voltar no município no fim do ano e realizar mais 500 castrações, relativas às pessoas que fizeram o cadastro, mas não foram contempladas nesse primeiro momento.
A ação de controle ético populacional de cães e gatos do município foi realizada com o apoio de médicos veterinários e da Unidade Móvel de Esterilização - Castramóvel Osc Ajuda, alunos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Una Contagem, que são parceiros conveniados da Prefeitura, além do apoio das protetoras independentes Gesiela Lacerda, Helenice Dornas e Elizabeth Amarante.